cap 14 economia brasileira
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – BACHARELADO
Trabalho de Economia Brasileira: Resolução de Exercícios
26720804594860Trabalho acadêmico da matéria de Economia Brasileira, como quesito parcial para avaliação e obtenção de crédito bimestral na citada matéria, lecionada pelo Professor Delson Ribeiro.
00Trabalho acadêmico da matéria de Economia Brasileira, como quesito parcial para avaliação e obtenção de crédito bimestral na citada matéria, lecionada pelo Professor Delson Ribeiro.
Campos Gerais setembro/2014 Capítulo 14 – Processo de substituição de Importações
Questões:
(Provão/Economia 200) A crise de 1929 gerou um longo período de depressão em nível mundial ao longo dos anos 30. Face a retratação mundial da demanda de café decorrente dessa crise o governo brasileiro adotou uma política cambial de desvalorização da moeda a fim de reduzir o impacto negativo sobre as exportações. Embora a política fosse destinada a garantir os interesses dos cafeicultores, ela acabou por favorecer um importante surto de industrialização capaz de mudar o polo dinâmico da economia da agricultura para a indústria. Explique de que forma a política cambial contribuiu para o desenvolvimento do setor industrial.
Resposta: Com a desvalorização da moeda, foi visado o aumento dos produtos importados, e consequentemente, valorizando os produtos internos similares, fazendo assim que se aquecesse o mercado interno, aumentando assim a necessidade de produção interna maior, consequentemente o fortalecimento da indústria.
Quais os mecanismos de proteção à indústria nacional, adotados no PSI?
Resposta: Desvalorização real do câmbio;
Controle de câmbio;
Taxas múltiplas de câmbio;
Elevação das tarifas de câmbio.
Explique por que ocorrem estrangulamentos externos recorrentes na lógica de um modelo de substituição de importações.
Resposta: Porque aparecem áreas que possuem uma demanda insatisfeita, que por vez acontece