Socorrista
Quatro estudantes graduados em Engenharia da Computação e em Matemática pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram uma tecnologia que promete mudar o panorama da automação industrial.
A tecnologia são softwares de controle de sistemas para aumentar a eficiência de linhas de produção em grandes indústrias baseados nalógica difusa (fuzzy).
Uma expansão da teoria matemática dos conjuntos, a lógica difusa permite controlar um número maior de variáveis de uma linha de produção, por exemplo, em uma escala entre 0 e 1 - para comparação, a lógica clássica binária só possibilita controlar as variáveis 0 e 1.
Por conta disso, a lógica difusa já é utilizada em sistemas de reconhecimento de imagem, aparelhos de ar condicionado, freios ABS, câmeras fotográficas e até em um câmbio automático eletrônico para bicicletas.
Fora dos equipamentos, a técnica também é utilizada para prever o desejo dos consumidores.
Em 2010, pesquisadores da mesma universidade desenvolveram um algoritmo delógica fuzzy que poderá ajudar os aviões a pousar automaticamente.
Redes neurais artificiais
"Essa expansão da teoria matemática dos conjuntos gerou um grande benefício na área de modelagem matemática", disse Igor Bittencourt Santiago, um dos criadores da nova técnica.
De acordo com Santiago, uma das limitações que havia para aplicar a lógica difusa em controle de sistemas era realizar a modelagem matemática do conjunto de regras de funcionamento de um sistema e sincronizá-las manualmente - o que é demorado e caro.
Outra possibilidade era treinar uma rede neural artificial (técnica computacional que apresenta um modelo matemático inspirado na estrutural neural de organismos inteligentes) para absorver as características do processo.
A realização da modelagem matemática de um sistema, contudo, é muito complexa porque é preciso conhecer o comportamento de todas as variáveis e a relação entre elas. E o modelo