Relatório
Calibração de aparelhos volumétricos
Objetivo
Esse experimento teve como objetivo o conhecimento dos métodos de calibração para vidrarias e a aplicação de cálculos para a determinação da mesma.
Introdução
Segundo Mendeham o procedimento de calibração envolve a determinação do peso da água que determinada aparelhagem contém. Sabendo-se a temperatura da água e sua densidade, pode-se calcular o volume utilizando a fórmula da densidade.
Os frascos volumétricos comumente utilizados em laboratório são classificados em dois grupos: os calibrados pra conter certo volume (TC, tocontai,gravado no vidro) sendo utilizados para preparar volumes fixos de solução e aqueles utilizados para transferir um determinado volume (TD, todeliver) na calibração, os frascos volumétricos TD tem seus volumes corrigidos com relação ao filme liquido que fica retido na parede interna , escoando apenas o volume aferido.
As pipetas volumétricas são utilizadas para transferir volumes fixos (alíquotas) de solução, em quanto que as graduadas, volumes variáveis.
Mendeham afirma ainda que, a aparelhagem aferida destinada a analise quantitativa é em geral, fabricada dentro de limites especificados, particularmente do que diz respeito a exatidão da calibração. Mas que há certos detalhes que devem ser supervisionados tais como:
Limpeza: toda vidraria deve estar perfeitamente limpa e livre de gordura porque senão os resultados obtidos não serão confiáveis. Um teste simples da limpeza de uma aparelhagem de vidro consiste em enchê-la com água destilada e esvaziar imediatamente. Se a água restante na aparelhagem formar uma película continua, a vidraria esta limpa. Caso contrario, esta deverá ser limpa cuidadosamente com a ajuda de detergentes e soluções de ácido pouco concentrado.
Temperatura padrão: A capacidade de um frasco de vidro varia com a temperatura, por isto é necessário, definir uma temperatura na qual se pretende que a capacidade nominal do recipiente está