Sociopatia
CURSO DE PSICOLOGIA
SOCIOPATIA
6/24/15
CONCEITUANDO A PSICOPATOLOGIA
O Transtorno de Personalidade Anti-Social, vulgarmente chamado Sociopatia, é um TRANSTORNO DE PERSONALIDE descrito no DSM–IV-TR, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros.
Em uma outra definição, pode-se dizer que o Transtorno de personalidade, é caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros.
CONCEITUANDO A PSICOPATOLOGIA
“A conduta é sociopática quando a gratificação de motivos básicos adquire importância dominante.(...) Os objetivos principais da conduta sociopática são evitar a tensão resultante dos impulsos não gratificados(...)”
(MACKINNON, 1985)
6/24/15
ETIOLOGIA
As sociopatias são doenças de origens diversas, adquiridas ou reforçadas durante as relações sociais. A estrutura neurológica do indivíduo carrega potencialidades positivas e negativas, as quais são correntemente efetivadas à medida que as relações e as inter-relações se processam. 6/24/15
CURIOSIDADE
Os cientistas encontraram evidências de déficit estrutural cerebral no distúrbio da personalidade antisocial. Verificou-se que nos cérebro de antisociais existe uma falha na conexão entre o córtex-pré-frontal, a area responsável pelo planejamento e conciência, e o sistema límbico, onde ocorrem as emoções, como prazer, dor, medo. Mais recentemente verificou-se uma redução de no volume da matéria cinzenta pré-central no cérebro dos sociopatas, comparado com indivíduos normais.
6/24/15
CURIOSIDADE
1 a 4 % da população é sociopata em maior ou menor grau.
TRATAMENTO
Até hoje, nenhum tratamento foi descoberto, terapias, remédios, além de outros apenas amenizam, pois esta doença se desenvolve na infância e se o tratamento não tiver início na mesma época, quando adulto uma cura será impossível.
6/24/15
TÉNICAS DE ENTREVISTA A
SEREM UTILIZADAS