Trabalho CANA DOS CARAJ S 2
Adilson Schultz
Camila Garlini
Greici Jaqueline Buzzi
Jackeline I. dos Santos
Morgana Martendal
Sabrina Zapelini
Sayara Rafaela Costa1
RESUMO
O presente artigo busca verificar, através de dados estatísticos colhidos por órgãos competentes, informações a respeito do desenvolvimento ocorrido nos últimos anos na cidade de Canaã dos Carajás, localizada no Sudeste do estado do Pará. Esta compilação tem início com uma breve pesquisa sobre o Estado do Pará e sua situação econômica. Depois, dados estatísticos e características da cidade de Canaã obtidos em sítios virtuais que realizam pesquisas periódicas– IBGE – serão analisados e postos em paralelo com números dos anos que precederam a instalação da mineradora Vale, empresa que explora jazidas minerais na cidade até a atualidade. Ainda, uma análise da infra-estrutura da cidade será apresentada, tendo seus problemas sociais e econômicos mais salientes apontados, sugerindo possíveis soluções considerando as limitações do orçamento público e estando cientes da discrepância entre o rápido crescimento populacional e o tempo necessário para a realização das modificações necessárias para atender à todos os cidadãos de forma apropriada.
1 INTRODUÇÃO
Em sua vasta extensão territorial, o Brasil abarca localidades com diversos estágios de desenvolvimento, existindo áreas exploradas economicamente há mais de 500 anos e outras com riquezas recentemente descobertas que passam agora por um período de adaptação decorrente de um rápido crescimento.
Neste cenário, Canaã dos Carajás certamente pode ser definida como uma cidade nova, cuja economia vem sendo impulsionada pela exploração de jazidas minerais, com investimentos maciços da principal exploradora – Vale.
Este fenômeno implica na migração de um elevado número de pessoas que visam a uma oportunidade de trabalho na exploração mineral, bem como interessados a investir na cidade, contribuindo para a