sociopatia e psicopatia
As duas doenças são consideradas pela psiquiatria como desordens de personalidade antissociais. Na psiquiatria, uma velha questão sempre está presente. Ao perguntar a causa de uma doença mental, os psiquiatras desde o início de sua especialidade questionavam se a origem deveria ser buscada na biologia (genética) ou na influência do meio.
Embora ainda não seja um fato estabelecido, os pesquisadores tendem a considerar que a psicopatia é genética, enquanto que a sociopatia possui como causa não só a genética, a predisposição hereditária, como a influência do ambiente é fundamental para a sua eclosão.
O que difere um sociopata de um psicopata?
Um psicopata já nasce com um temperamento bem delineado: é impulsivo, possui ausência de medo que leva a comportamentos que buscam o risco e, principalmente, possuem uma grande inabilidade de internalizar as normas sociais. Um sociopata possui um temperamento próximo ao do indivíduo comum, sendo a sua doença causada mais por fatores negativos na socialização tais como negligência dos pais, pobreza extrema. Um sociopata pode ter QI (quociente de inteligência) extremamente alto ou extremamente baixo.
O que aproxima as duas doenças mentais é que ambas são desordens de personalidade antissocial, e podem resultar em atos de violência que podem ser terríveis como assassinatos com requinte de crueldade.
Quadro sobre as diferenças entre a sociopatia e a psicopatia
PSICOPATIA
Predisposição à violência – Alta
Impulsividade – Alta
Comportamento – Errático
Comportamento Criminoso – Deixa pistas por ser impulsivo
Predisposição Criminal – Tendência a crimes passionais ou impulsivos
Relacionamentos Sociais – Dificuldade de manter relacionamentos
SOCIOPATIA
Predisposição à violência – Variada
Impulsividade – Variada
Comportamento – Controlado
Comportamento Criminoso – Tendência a calcular seus atos para não deixar pistas
Predisposição Criminal –