sociologo
Contexto histórico do Nazismo e Frankfurt > A escola de Frankfurt é marcado pelo cenário politico em ebulição do século 20 na Europa. Com as ideias de posições liberais, marxistas e anarquistas, além do pensamento reacionário do nazismo.
O nazismo foi um dos pioneiros na comunicação de massas, como no radio e no cinema que construíram instrumentos ideológicos de estado. O ministro da propaganda de Hitler foi o grande mentor da comunicação de massa do nazismo, Joseph Goebbles. Sempre quando falamos de propagandas que atingiram massas, nos lembramos do nazismo. Exerceram o controle ideológico sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação.
Escola de Frankfurt – foi fundada por um grupo de estudantes de esquerda em 1924 devido à criação do instituto de pesquisa sociais de Frankfurt. Com o avanço militar de Hitler na Europa Ocidental, vão para Paris, e em seguida Nova York. Em 1950, com a vitória dos aliados na 2º Guerra Mundial, os principais expoentes puderam regressar à Alemanha. Eles desenvolveram uma teoria social que trata de modo crítico a sociedade moderna (sociedade capitalista), a cultura em geral, e os meios de comunicação de massa.
Principais autores da primeira fase da Escola de Frankfurt:
Adorno > era um alemão de origem judaica, aprendeu na universidade de Frankfurt a Musicologia, filosofia, psicologia e sociologia. Escreveu a Dialética do Esclarecimento e também Dialética Negativa e Teoria estética.
Horkheimer > também era de origem judaica, estudou filosofia e sociologia. Destacou-se pelas publicações Teoria Tradicional e Teoria Critica e eclipse da razão.
Walter Benjamim > nasceu em Berlim, foi um critico literário, tradutor, filosofo e sociólogo. Destacou-se pela obra A obra de arte na Era da Reprodutibilidade técnica.
As principais características de Frankfurt > tinha uma forte influencia da teoria marxista , por meio de conceitos como a ideologia, manipulação e modo de