Sociologia
ERECHIM, SETEMBRO DE 2008.
-------------------------------------------------
Mundo Real (Direito) X Mundo Virtual
O mundo virtual, com seus mais variados e interessantes atrativos, atrai cada vez mais adeptos. E a cada novo participante dessa gigante rede de informações virtuais surge um novo problema, polêmico, sim, mas instigante ao pesquisador e provocativo ao legislador.
Contemporaneamente, a internet está revolucionando vários conceitos e criando fatos atípicos à nossa experiência social, remodelando institutos jurídicos, desestruturando estudos afincos e rebuscados de nossa cultura, além de pôr em “cheque” os princípios morais e éticos construídos pela transferência de informações entre as sociedades.
Como manifestação cultural, a Internet se faz carecedora de um sistema de regras que determinem e delimitem seu conteúdo. Necessária se mostra a criação de um direito virtual, sem a pretensão de erradicar todos os problemas, mas capaz de reduzir os casos mais corriqueiros do dia-dia.
-------------------------------------------------
Análise cultural
O surgimento do computador foi revolucionário na sociedade, sob vários aspectos. Apesar dos recursos arcaicos na época, sua criação já era algo a modificar profundamente o contexto social em que estava inserido. Primeiramente utilizado como mero instrumento com fins específicos de codificação de mensagens pelas grandes potências militares, se tornou a principal arma dos países em busca de poder, seja ele militar, econômico, político ou tecnológico.
Seu elevado custo (e difícil acesso) deixou grande parte das pessoas, por décadas, sem ao menos saber de sua existência. O processo de disseminação teve início somente por volta da década de 1970, quando se tornaram disponíveis à população civil os primeiros computadores pessoais.
A partir de então, sob a ótica cultural, o