Sociologia
Homossexualidade, também chamada de, refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo. A homossexualidade é uma das três principais categorias de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade e a heterossexualidade. A prevalência da homossexualidade entre os humanos é difícil de determinar com precisão. Na sociedade ocidental moderna, os principais estudos indicam uma prevalência de 2% a 13% de indivíduos homossexuais na população.
A bandeira do arco-íris tornou-se o mais conhecido símbolo da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) em todo o mundo. Ela foi elaborada pelo artista plástico Gilbert Baker, para a Parada do Orgulho em San Francisco,em 1978, originalmente com 8 cores que, por restrições de produção gráfica, acabaram reduzidas a 6, representado a vida (vermelho), a saúde/cura (laranja), o sol (amarelo), a natureza (verde), a harmonia (azul) e a espiritualidade (violeta). Ela representa também a unidade na diversidade e, hoje, aparece sozinha, ou em combinação com os outros símbolos LGBT, em bandeiras, impressos, adereços, em tudo que se pode imaginar.
DISCRIMINAÇÕES SOFRIDAS – A HOMOFOBIA
Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a lésbicas, gays, bissexuais e afins. As definições referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base em uma percepção de orientação não heterossexual. A homofobia pode gerar multa a quem discriminar os homossexuais. O apresentador Datena foi um dos multados por conta disso. “ José Luiz Datena , um dos mais polêmicos apresentadores da televisão brasileira contemporânea, foi condenado a uma advertência pela Secretaria da Justiça de SP,