Sociologia
O Realismo, como método, pensado e aplicado por Balzac e
Michelet tem reflexos no mundo jurídico? De que tipo? Comente.
Na literatura criada por Balzac, com o realismo extremo e puro, o nobre escritor conquistou inúmeros admiradores e atingiu sucesso na medida que revelou hábitos, costumes e a hipocrisia da sociedade francesa do início do século XIX Quanto a Michelet, que apregoava “fiel às leis, não aos reis”, a sua contundência, a proximidade com o povo, o modo como escrevia e transmitia uma determinação, impensável à época, de buscar o que é de direito e aquilo que é justo. Nesse sentido, reunindo um pouco de cada um, pode-se constatar que o realismo influenciou na criação do conjunto de normas jurídicas, na medida em que ficou demonstrado a necessidade de ruptura entre aquilo que tem caráter sentimental ou pessoal (dever-ser), “a lei sou eu” e a amplitude que as normas jurídicas devem alcançar, tendo em vista que a lei não deve ser criada para atender apenas a um caso fortuito, mas sim para toda uma coletividade. E nestas normas devem, portanto, estar presentes a generalidade, a
imperatividade, a abstração, bem como a coerção para que seja atingida a sua eficácia.
2-
Pode-se dizer que observar / analisar o direito de modo realista tem
suas bases, raízes, origens em autores como Balzac (na literatura) e Michelet (na crítica social). Analise em profundidade essas observações.
Tanto Balzac quanto Michelet propuseram que a boa educação é que poderá fazer uma sociedade evoluir e para isso as normas jurídicas que acompanham o desenvolvimento da sociedade devem garantir este direito. Assim o conhecimento acumulado por um grupo o retira da menoridade que é a incapacidade de argumentar sem a proteção / representação de outros, que nem sempre estão alinhados com o que pode ser melhor para a harmonização, evolução e a segurança social daquele grupo anteriormente mencionado.
3-
A ideia ou conceito de Reta Razão indica que a formulação do