Sociologia
Gilberto Freyre ficou conhecido por sua obra CASA GRANDE & SENZALA. Os temas abordados por Freyre era família, vida sexual, brincadeiras e jogos infantis, preocupa-se também em estudar a sociologia brasileira, mostrando grande preocupação em compreender o papel das populações negras e índias para a formação da cultura brasileira.
Freyre se preocupou muito com a cultura do Brasil em “CASA GRANDE” o papel dos índios e negros na formação do povo brasileiro é valorizado de forma inédita. Gilberto Freyre contribuiu na sociologia brasileira analisando especificamente o processo civilizador na cultura e na sociedade brasileira buscando mostrar influencias e trocas culturais onde só se preocupava enxergar exploração e relações econômicas.
2. O que se pode observar de diferente entre as abordagens de Gilberto Freyre e de Caio Prado Jr.?
Caio Prado Jr. é identificado pelo marxismo, sua vida foi marcada pela militância politica, suas analises eram basicamente sobre categorias econômicas, Caio Prado tratava do comércio interno no Brasil Colonial, para que houvesse compreensão da dinâmica da sociedade brasileira colonial.
Gilberto Freyre fazia abordagens sobre a vida social no Brasil, preocupava-se em compreender o papel das populações negras e índias para a formação da cultura brasileira.
3. Como podemos entender o conceito de homem cordial de Sérgio Buarque de Holanda?
Sérgio Buarque de Holanda descreve o brasileiro como um ser cordial, busca o sentido “cordial” em seu conceito original, como o povo brasileiro tem coração - de córdio (coração).
É uma interpretação original da decomposição da sociedade brasileira, ele descreve o brasileiro como “um homem cordial”, seu conceito de homem cordial é que o brasileiro tem o coração como intermédio na relação entre as pessoas, não separando nas implicações políticas a esfera pública da