Sociologia
Aula 1 – Sociologia e o Método Positivista
O que é Sociologia?
É o estudo da sociedade. Procura compreender as diferentes sociedades. Surgida no séc. XIX como decorrência da necessidade dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo, em proporções nunca vistas, devido à industrialização iniciada no séc. XVIII. A sociologia estuda os fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência.
Como eram as cidades antes das indústrias?
A vida na cidade era pacata, tranquila. As questões sociais eram estagnadas. Não havia tantos problemas sociais, como por exemplo, de habitação. A maior parte da população estava na zona rural.
Por que a Sociologia não existia nas sociedades pré-capitalistas?
Porque as cidades antes das revoluções e da industrialização não se apresentavam como objeto de análise/estudo.
Por que esta ciência é conhecida como “ciência da crise”?
Porque é fruto da crise gerada em toda sociedade europeia pela Revolução Industrial.
Surgimento da Sociologia na Europa
Período de Formação = ocorre no século XVIII, quando surgem as primeiras tentativas e pensadores buscando pensar a sociedade de forma científica, mas sem superar, ainda, a visão filosófica então predominante.
Período de Sistematização = marca o nascimento da nova no século XIX, quando surgem as grandes obras sociológicas e os pensadores clássicos desta ciência, os quais lanças as bases teóricas e metodológicas da ciência da sociedade.
Período de Consolidação = ocorre no século XX, quando é reconhecida como ciência. As bases são aplicadas, tornando-se institucionalizada (entra nas universidades).
O que é positivismo?
É uma corrente filosófica criada por Comte que nega radicalmente os pensamentos teológicos e metafísicos, supervalorizando o empirismo (baseados na observação em vez de intuição).
Filosofia da história
Teologia = A sociedade é governada por forças sobrenaturais.