Sociologia
- Qual é o modelo de organização da sociedade que está por trás das três perspectivas sociológicas contemporâneas tratadas aqui, a saber, funcionalista, do conflito e interacionista?
- Escolha uma instituição social (Estado, Mercado, Universidade, Família, etc) e a analise-a do ponto de vista destes três modelos.
Orientação de resposta
- Analise os termos que dão nome às perspectivas sociológicas traçadas, que já indicam a concepção que deve ser desenvolvida.
- Faça a leitura de uma instituição social, a partir das três perspectivas, como forma de ilustrar do que se trata.
A) A perspectiva funcionalista defendida por Emile Durkheim consiste na sociedade em que cada parte contribua com sua sobrevivência. Funciona como uma produção de um automóvel que é feito o chassi do carro por algumas pessoas, a tecnologia implantada é pensada por outras pessoas e assim se pode obter cada qual com sua função um produto final.
-A perspectiva do conflito foi defendida por Karl Marx que disse ser inevitável, e ela consiste na luta direta por classe ou grupos opostos. Acontecem diariamente, previsíveis, visíveis ou ate mesmo imperceptíveis, O estado é um exemplo de sistema que pode preservar os privilégios de alguns grupos e manter outros em uma posição inferior.
-A perspectiva Interacionista faz parte da microssociologia que são quase imperceptíveis e ate mesmo por símbolos e gestos tentam compreender a sociedade e ate mesmo através de pequenos encontros e ideias formuladas por grupos pequenos de pessoas, e também pelos simples encontros de rotina do dia-dia.
B) O mercado por exemplo pode ser visto na forma funcionalista em que cada ser tem sua função e tudo corre bem caso seja obedecida a função dada. Pode ser vista na forma de Conflito em que existe a hierarquia, os cargos maiores e seus subservientes que reivindicam melhores formas de trabalho ou também pode ser vista na forma Interacionista em que