Sociologia
Centro de Educação a Distância
Anhanguera-Polo: Ananindeua
Curso Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos – Metodológicos do Serviço Social II
Equipe
Ana Iacy Barbalho S. Jurema RA: 391141.
Diana Furtado Tavares RA: 399200
Ingrid Nascimento RA: 389799
Ivone Barros Barros RA: 397694
Leonila Seabra Góes RA: 389246
Hellen Monteiro RA: 402459 Tutor Presencial: MSC. Marisa Elenice Silva Lima Prof. EAD: Mª Laura Santos
ANANINDEUA - PA
17/04/ 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar a teorização do Serviço Social, bem como as transformações pela qual esta profissão se configura nos dias atuais.
O Serviço Social vem apresentando ao longo de sua história várias configurações no plano teórico, metodológico, ético, político entre outros. Isso se dá devido à particularidade da profissão de intervir eminentemente com as manifestações da “questão social”, que por sua vez, apresentam novas manifestações conforme as diferentes formas que a produção capitalista vem assumindo diante de suas crises.
Neste sentido, a formação profissional, como um meio de reprodução de um modelo de profissional, também vai se redefinindo conforme as modificações da sociedade. Assim, este trabalho se propõe a trazer ao debate, como a dinâmica contraditória da sociedade pode implicar em modificações teóricas, metodológicas, ético-políticas e prático operativas para a profissão do assistente social, especialmente no plano da Formação Profissional.
1ª Etapa
Movimento de Reconceituação para o Serviço Social.
O Movimento de Reconceituação iniciou-se por volta de 1965, era um processo de
Ruptura com o serviço social norte-americano, vigente no Brasil após a II guerra mundial.
Foi uma proposta no sentido de adequar o serviço social á problemática dos países latino-americanos, buscando um marco referencial e teórico para a prática do serviço social e elaboração de uma literatura