Sociologia
Gabriele Berton Massinhã N° 13
Fatos Sociais -
Coercitividade
Campo Largo
2015
Fatos Sociais
Fatos sociais são maneiras coletivas e gerais de agir, pensar e sentir, pertencentes a determinados grupos sociais. E para que estes fatos existam, é necessário que o ser humano seja socializado.
Exemplos de fatos sociais: falar um idioma, usar roupas, obedecer regras, leis, costumes. Até mesmo atitudes consideradas fora dos padrões, por exemplo como o crime em geral (roubo, furto, assassinato, etc) são considerados como fatos sociais.
Fatos Sociais Anormais: Todos os fatos que colocam em risco a harmonia da sociedade e à colocam em estado doentio são considerados fatos anormais.
Dentre esses fatos se destacam: A violência das torcidas organizadas, os comandos organizados do crime, o crescimento dos índices de violência a tal ponto que o Estado perde o controle, a ausência do Estado em comunidades carentes, onde se encontra a miséria, a falta de saneamento, habitação digna, educação, saúde, segurança, por exemplo.
Coercitividade
É a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, os impondo a seguirem os comportamentos impostos à eles. Como quando esses indivíduos devem falar um determinado idioma, quando devem participar de um tipo de formação religiosa, quando devem seguir um determinado código de leis, etc. E que caso esses indivíduos venha a não seguir as exigências impostas, eles deverão sofrer punições.
Essas punições são espontâneas para desvios leves, como no caso de desobedecer os pais. Já no caso de cometer um crime, como matar ou roubar por exemplo, os desvios são graves e sofrem punições mais severas, como seguem as leis.
"O uso de vestimentas é uma prática natural entre as pessoas, algo que vem sendo transmitido de geração para geração, e tal indivíduo que não fizer seu uso tende a ser excluído ou até mesmo discriminado dentro da