Sociologia
DEFINIÇÂO DE SOCIOLOGIA:
SOCIOLOGIA
LOGUS= CONHECIMENTO, ESTUDO CIENTÍFICO
SOCIO = SOCIEDADE - PESSOAS
Sociologia é o estudo do comportamento humano em grupos ou da interação entre seres humanos. Procura compreender a natureza e o propósito da associação humana, a maneira como surgem, se desenvolvem e mudam vários tipos de associação e as crenças e praticas que as caracterizam.
O objetivo da sociologia é obter e interpretar fatos relativos à associação humana e não resolver problemas sociais. Seu objetivo final, porem é melhorar o ajustamento do homem à vida, desenvolvendo o conhecimento dos fenômenos sociais o que pode ser usado para a solução dos problemas sociais.
Para conseguir estes conhecimentos os sociólogos se apropriam de outras ciências, como a biologia, psicologia, antropologia, geografia, história. Mas como a sociologia estuda a vida social do homem, também se faz necessário relacionar as atividades econômicas e políticas, utilizando-se assim de dados das Ciências Políticas e da Economia.
A sociologia inclui em seu âmbito todos os aspectos do comportamento humano que podem ser chamados de sociais. Como se devem estudar diferentes fases da vida social, a sociologia pode ser subdividida em áreas especificas de pesquisa, cada um empregando técnicas próprias. As áreas especializadas de pesquisa incluem problemas, fases da vida social e formas institucionais, como a origem e natureza da vida humana em grupos.
O tema principal da sociologia é antes a própria sociedade do que o individuo. Embora a Sociologia trate de problemas que envolvem valores, sentimentos e interesses muito próximos ao homem ela procura manter-se a distancia para evitar juízos de valor a respeito do bem e do mal de uma coisa, é eticamente neutra. Somente um estudo objetivo pode revelar a natureza ou a finalidade de um fenômeno, é necessária uma abordagem objetiva, para não haver conclusões erradas sobre fenômenos sociais.
OS CAMPOS DA SOCIOLOGIA
A Sociologia