Sociologia
De
Sociologia
Nome: Hyanka de Paula Menezes
N°: 04
Turma: 2° ano C
Curso: Florestas
Professor: Lucas Canestri
Tema: Política
Rio Pomba,
Dezembro de 2014.
Política
Conceito de LEGITIMIDADE: Implica a aceitação do poder por uma pessoa ou grupo, pois este(s) age(m) em conformidade com os valores acatados pelos subordinados.
Na linguagem comum, o termo Legitimidade possui dois significados: um genérico e um específico. No seu significado genérico, Legitimidade tem, aproximadamente, o sentido de justiça ou de racionalidade.
Legitimidade é um vocábulo análogo. Além do entendimento que lhe empresta a ciência jurídica, há, ainda, outros tantos, mas que não a fazem perder sua essência. Na busca desta, é importante salientar que, morfologicamente, a adjetivação de legitimidade - que é um substantivo feminino – seria legítima (o). Etimologicamente, legítimo é o que se intitula perfeito, autêntico, verdadeiro. (BUENO, 1998, 2870). Ora, para que algo assim o seja, necessária será sua adequação às leis da Física, quanto aos objetos, e às da Ética, em relação aos costumes (aos atos).
Num primeiro enfoque aproximado, podemos definir Legitimidade como sendo um atributo do Estado, que consiste na presença, em uma parcela significativa da população, de um grau de consenso capaz de assegurar a obediência sem a necessidade de recorrer ao uso da força, a não ser em casos esporádicos. É por essa razão que todo poder busca alcançar consenso, de maneira que seja reconhecido como legítimo, transformando a obediência em adesão. A crença na Legitimidade é, pois, o elemento integrador na relação de poder que se verifica no âmbito do Estado.
Referencias Bibliográficas
http://www.dicionarioinformal.com.br/legitimidade/
http://jus.com.br/artigos/19278/o-conceito-de-legitimidade