sociologia
Ser medico veterinário deixou de ser apenas cuidar de gato e cachorro, com o passar do tempo com as evoluções dos sistemas e ate mesmo dos conhecimento, houve a necessidade de ser um profissional de múltipla funções. A prática veterinária tem sido muito voltada aos aspectos populacionais e preventivos e muitas táticas utilizadas para o combate de enfermidades em populações humanas foram contribuições prestadas pela Medicina Veterinária.
Há dois tipos de prática da Medicina Veterinária que estão direcionadas para a medicina populacional. Uma delas é a Medicina Veterinária Preventiva que está ligada à saúde humana por aplicar conhecimentos da epidemiologia para prevenir as enfermidades animais e melhorar a produção de alimentos. O segundo tipo de prática veterinária voltada para a medicina populacional é a saúde pública, que foi primeiramente desenvolvida por meio da higiene de alimentos.
Importante ressaltar que as questões ambientais estão envolvidas nesse processo. Segundo (Barret, 2000). A relação entre as doenças, principalmente as endêmicas, e a localização de seus focos está relacionada influência dos lugares no seu desencadeamento, isso permite o desenvolvimento de uma nova visão intelectual da medicina que estuda, isso reflete e criação de uma hipóteses sobre o papel do meio ambiente nas condições de saúde das populações . O reconhecimento das diferenças geográficas resultam em diferentes padrões de doenças, mas alguns elementos geográficos eram mais valorizados, tais como o clima, a vegetação e a hidrografia.
Com base nessas informações cabe as universidades e todos os centro de formação profissional da área ter consciência do amplo campo de trabalho. Nós como futuros profissionais na área de medicina temos de ter a responsabilidade de estabelecer