Sociologia
A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
A região Sudeste brasileira é uma das mais ricas; não só economicamente, mas sim em questão cultural. É rica também na culinária, a história que ela carrega e entre outros.
2. Ficha Técnica
- População: 81.465.579 (estimativa 2013) - Densidade demográfica (estimativa 2013): 91,4 hab./km² - Mortalidade infantil (por mil): 12 (2012) - Analfabetismo: 4,7% (2013) - Número de municípios: 1.668 (2013) - Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
- Vegetação: em função do desenvolvimento urbano e agrícola, grande parte da vegetação nativa desapareceu. Destaca-se a Mata Atlântica na região litorânea.
- Rios Principais: rio Tietê, Paraná, São Francisco e Rio Grande.
- Agricultura: destaque para o plantio de cana-de-açúcar, café, algodão e soja.
- Economia: região com intenso desenvolvimento das indústrias de automóveis, metalúrgicas, alimentícia, tecnológica, etc. As áreas de serviço e comércio também se destacam. A região Sudeste é a mais industrializada do Brasil. O principal porto do Brasil localiza-se na cidade de Santos-SP.
- Urbanização: na região Sudeste concentra-se grande parte da população brasileira. As cidades mais populosas do Brasil estão no Sudeste. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro eBelo Horizonte. O crescimento desordenado destas cidades gerou, nos últimos anos, sérios problemas urbanos como, por exemplo, desemprego, poluição, trânsito, falta de moradia, violência urbana e desigualdade social.
3. Principais Cidades
- Estado de São Paulo: São Paulo (capital),