Sociologia
Foucault diz que o poder não está em um lugar, indivíduo ou instituição mas simplesmente em tudo, em meio a sociedade. Apresenta 3 tipos de poder:
Soberania - onde um rei exerce seu poder com seus súditos
Disciplina - ligada as Instituições é uma forma de executar o poder, denominada tecnologia de poder, algo que vem de fora mas que internaliza no indivíduo.
Bio Poder - tecnologia de poder complementar a tecnologia disciplinar, bio poder age sobre grandes populações mais do que agir sobre um único indivíduo.
Foucault estudou prisões, porque é um lugar onde o poder não se esconde, é manifestado de formas mais excessivas, pois em nome do Bem e da Ordem é permitido punir. Contudo, o projeto que deu origem a prisão tinha como objetivo vigiar, controlar, e não torturar.
Com base na sociedade de hoje é possível observar o abuso de poder dos quais as pessoas fazem uso, onde numa hierarquia funcional manda o que ocupa o cargo de mais alto nível e os demais seguem as ordens. São vários os casos no nosso país no qual notamos o abuso de algumas autoridades, em certas situações há trabalho excessivo, relação com a vida particular, prisão por suspeita sem provas, como foi o caso do jornalista Bernardo Seabra.
Em um gesto democrático, como todas as outras pessoas descontentes, foi às ruas do Leblon participar de uma manifestação pacífica e acabou sendo preso por policiais militares que sem motivo nenhum, simplesmente por suspeita de vandalismo o levou sem ao menos revistá-lo. Bernardo alegou não estar portando nenhum tipo de material que pudesse ser usado para depredar o bairro. Preso sem saber o motivo, a ocorrência de Bernardo dizia tê-lo detido por depredar vidraças de lojas, pontos de ônibus e latas de lixo. O jornalista responde por formação de quadrilha. Ele foi encaminhado pelos policiais para a 14ª DP (Leblon) e foi liberado só após pagar fiança de R$ 700. Ao perguntar à advogada qual a garantia de que se ele fosse em outra manifestação ele não