Sociologia
A Sociologia é empírica porque sua metodologia de pesquisa se baseia na acumulação de conhecimentos sobre fenômenos concretos, quantificáveis e comprováveis. Os métodos utilizados variam segundo o tipo de pesquisa (desde as entrevistas rigorosamente realizadas, até o manejo dos dados estatísticos. Passa do estudo histórico que conforma um determinado fenômeno até a análise de suas causas, etc.) mas todos eles chegam a formar os postulados fundamentalmente que condicionam qualquer ciência social.
Ao mesmo tempo a Sociologia é uma disciplina que elabora teorias gerais sobre o funcionamento da realidade social ou seja íntegra. Os conhecimentos que os estudos empíricos parciais ou leis de comportamento das sociedades e dos grupos sociais são a fundamentação da mesma. Leis cuja proposição ou hipótese de pesquisa que só a experimentação posterior dirá se são total ou parcialmente válidas.
Desde esta perspectiva a Sociologia, assim como a História e outras ciências humanas, deve permanecer aberta às novas experiências e teorias que surjam no curso progressivo da ciência. Isto é nada esta mais longe da Sociologia do que a pretensão de conseguir conhecimentos ou proposições fechadas "universal" e permanente "validas", e isto deverá estar presente em qualquer monografia, TCC ou dissertação de mestrado desta área do