Sociologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “4ª Série
“Fundamentos Sociológicos da Educação” ministrada pela Professora Mariciane Mores Nunes. EAD, sob orientação do professor-tutor presencial Daniel Aguiar.
São Paulo
2012
O que é Sociologia?
O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. A Sociologia estuda o comportamento do ser humano em função do meio em que vive.
É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
É a ciência que estuda a sociedade e as regras de seu funcionamento. "Ela avalia a interação entre os indivíduos e seus desdobramentos na formação de grupos, associações e instituições".
A Sociologia nasce da própria