Sociologia
1. À cata do conceito: Sociologia queria ser a suma dos conhecimentos referentes ao ser social, foi atenuada, dando lugar ao crescimento específico das outras ciências sociais menos gerais do que ela, como a política, a economia etc. Segundo Hans Freyer a Sociologia é "a autoconsciência científica numa realidade social".
2. Advento da Sociologia: ocorrido dentro do crescimento da cultura ocidental, trata-se de um amplo repasse histórico, tendendo a um conservadorismo rigoroso mas também a uma reestruturação total.
3. Seus caracteres "como ciência": conjunto das ciências sociais, cuja "burocratizacao", será o preço da possível neutralidade, não podendo renunciar jamais as suas raízes filosóficas nem estreitar-se no mero registro de fatos. Durkhein entende por ciência como ciência normativa, haveria a indagação sobre a Sociologia como uma ciência essencialmente de pesquisa.
4. Métodos: os processos metódicos de pesquisa são meios de captar e manipular dados. Entendem a Sociologia como estudo teórico da sociedade.
5. Divisão: as divisões mais aceitáveis são aquelas que distinguem a sociologia geral e as sociologias especiais, aplicando se aos problemas totais da sociedade, ou se aplica a algum dos setores ou das ordens de fenômenos sociais, como o Direito, a Arte, a Educação.
6. "As sociologias especiais": sociólogo tem que ter uma visão do mundo de relações que é o social, não necessariamente que tenha que optar por uma faixa, apenas uma questão de predomínio de interesses ou de limitação de possibilidades. Certos casos, os estudos de uma área podem inclusive completar e iluminar os de outra.
Capítulo II - Formação e correntes da sociedade do direito
7. Antecipações: podem ser entendido por precursores da sociologia do direito, encontram-se vários pensadores modernos que consideram não mais mera antecipação e sim uma preparação que abre campo aos fundadores da disciplina.
8. Preparação: a preparação para um estudo sociológico