SOCIOLOGIA
O que é cultura?
Na conjuntura histórica e política, a palavra cultura reaparece com grande vigor, invadindo tanto o vocabulário da filosofia quanto o das ciências humanas. Isso ocorre principalmente na Alemanha, que cria a palavra kultur (cultura), a fim de designar algo que não poderia ser confundido com civilização. Essa palavra pretendia significar algo erudito, especial, talvez até relacionado ao conhecimento filosófico e ao universo literário ou artístico.
Esse fato nos ajuda a entender os significados atuais do termo. Em sentido amplo, significa tudo aquilo que o homem faz, sendo sinônimo do termo civilização.
É o significado adotado pela Antropologia. Em sentido restrito, significa a vida intelectual em geral, remetendo às ideias científicas ou filosóficas e às criações artísticas. Ela pode resultar tanto da atividade individual como da coletiva.
A cultura é uma característica exclusivamente humana e os homens participam dela de maneiras distintas.
O ajustamento entre padrões ideais e padrões reais de comportamento reflete de alguma maneira, a dinâmica do processo de mudança cultural.
As culturas são dinâmicas e os processos de mudança trazem conflitos ao implicarem esgotamento de um modelo e sua superação e/ou adaptação a partir de novas tendências e padrões.
As culturas populares caracterizam-se por rituais e símbolos produzidos por sujeitos sociais heterogêneos e culturalmente diversos, cujas práticas, muitas vezes, são dominadas nas relações com agentes do Estado, das igrejas e das empresas.
As culturas populares, como expressões de sujeitos politicamente dominados nas sociedades capitalistas, têm seus rituais e símbolos apropriados pelos sujeitos dominantes, gerando as culturas populares massivas, consideradas sem erudição.
As culturas eruditas são assim classificadas por serem próprias a sujeitos sociais ilustrados, que produzem culturas com linguagens e técnicas supostamente