Sociologia
Foi no início do século XIX que a sociologia começou a ser observada como uma disciplina científica, sendo uma resposta acadêmica para os novos desafios da era moderna. Neste período o mundo se tornava cada vez menos e mais integrado o que começava a gerar uma consciência nas pessoas sobre o mundo, e de que o mesmo estava se espalhando e alargando.
Os Sociólogos buscavam entender o que mantinha os grupos sociais em união e tentar desenvolver soluções para a desintegração social. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte, sendo a união da palavra em latim socius (associação) e da palavra grega lógus (estudo). Ambicionando assim unir todos os estudos sobre a humanidade somando psicologia, economia e história.
A estrutura da sociedade se modificou de forma radical com a Revolução Industrial que atingiu com mais ênfase em toda a Europa no século XVIII. Os homens começaram a ser substituídos por máquinas que produziam muito mais e custavam bem menos. Com isso os problemas sociais começaram a aumentar, porque muitas pessoas deste período trabalhavam de forma artesanal, gerando assim um grande número de desempregos.
A vida seguia um ritmo mais lento, de forma que trabalhavam apenas para sobreviver da terra (ambiente rural). A partir da Revolução Industrial, as pessoas passaram a trabalhar para empresários, sendo oprimidos e recebendo muito menos por isso. Foi neste período que a sociedade se decompôs em Burgueses, sendo estes os que controlavam a economia e detinham as fábricas, e os Proletariados, pessoas que tinham a força de trabalho. O sistema Capitalista se solidificou, sendo que aqueles que produzissem mais teriam vantagem sobre os demais no mercado.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/52938/o-surgimento-da-sociologia#ixzz3KDlP6000 ÉMILE DURKHEIN
SOCIOLOGIA FUNCIONALISTA
O método