Uruguai
O Uruguai é um país sul-americano cujo território, banhado pelo oceano Atlântico, possui fronteiras com o Brasil (ao norte) e Argentina (a oeste). A nação, juntamente com o Paraguai e a Argentina, integra a América Platina, que é uma subdivisão da América do Sul.
Os portugueses, durante o século XVII, tentaram colonizar o Uruguai, no entanto, eles foram expulsos por tropas espanholas. No início do século XIX, Portugal e Argentina invadiram o país e, em seguida, tropas brasileiras também ocuparam aquele país. Em 1821, o território uruguaio foi anexado ao Brasil, sob o nome de Província Cisplatina. A independência nacional foi proclamada em 1825, porém, só foi reconhecida em 1828, por meio da assinatura do Tratado de Montevidéu.
Integrante do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o Uruguai possui uma economia emergente, baseada na agropecuária. A nação é grande produtora de cereais, milho, trigo, lã e carne, possuindo rebanhos bovinos e ovinos. O setor industrial está em constante expansão, com destaque para os segmentos têxtil e alimentício, além do desenvolvimento da indústria tecnológica.
O país apresenta bons indicadores sociais, sendo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,765, considerado alto pela Organização das Nações Unidas (ONU). A taxa de mortalidade infantil é de 13 para cada mil nascidos vivos; apenas 2,1% dos habitantes com idade superior a 15 anos são analfabetos; a subnutrição atinge menos de 5% da população.
Capital: Montevidéu
População: 3,4 milhões de habitantes (estimativa 2010)
Moeda: Peso uruguaio
Nome Oficial: República Oriental do Uruguai
Nacionalidade: uruguaia
Data Nacional: 25 de agosto (Dia da Independência)
Governo: República presidencialista
Composição da População: europeus ibéricos e meridionais 88%, eurameríndios 8%, afro-americanos4%
Idioma: Espanhol.
Religião: cristianismo 81,5% (católicos 78,5%, protestantes 3%), judaísmo 0,9%, outras 17,6%
IDH: 0,792 (Pnud 2012)