SOCIOLOGIA
Aula-tema 03:Enfoques teóricos da Sociologia na Educação:
Sociologia de Max Weber
Esta atividade tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre as análises do sociólogo Max Weber sobre a escola, o professor e, de maneira geral, a educação. A principal crítica weberiana foi direcionada à educação institucional, racional e burocrática.
Diante das discussões propostas por Max Weber, é importante que você faça uma correlação com as suas próprias experiências escolares e, assim, reflita sobre as ideias weberianas.
Passo 1: Leia o Capítulo 4 do livro-texto, “A Sociologia weberiana e a Educação”, escrito por Alonso Bezerra de Carvalho. Durante a leitura responda às seguintes questões:
1. Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
2. Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?
Passo 2: Retome sua trajetória escolar e pense em suas experiências escolares. Tente se lembrar se algum dos seus professores dos ensinos fundamental e/ou médio se comportavam como os burocráticos-disciplinadores, criticados por Weber. Reflita, então:
1. Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.
2. Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.
Passo 3: Utilize o template disponibilizado clique aqui, para organizar suas respostas e reflexões e, posteriormente, apresentá-las no AVA.
Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como apresentar as referências em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e