Sociologia
BIOGRAFIA
¢ Teórico
do socialismo, Karl Marx estudou direito nas universidades de Bonn e Berlim (Alemanha), mas sempre demonstrou mais interesse pela história e pela filosofia.
¢ Quando
tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, assinando artigos socialdemocratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país.
“Não é a consciência dos homens que determina seu ser, mas, pelo contrário, é o seu ser social que determina a sua consciência”.
Os homens-com-os-outros não se comportam desta ou daquela maneira porque possuem este ou aquele pensamento; pelo contrário, suas maneiras de agir, suas ideias e crenças, seus valores, decorrem da maneira como atendem suas necessidades materiais, isto é, decorrer das formas de produção que estabelecem, no nível do trabalho, da economia.
De modo que os homens que vivem da caça, se relacionam e pensam como pescadores; os homens de uma comunidade que vivem como agricultores agem e pensam como agricultores.
A descoberta do motor a vapor, diz Marx, vai modificar as formas de convivência social e a ideologia dos homens.
METÁFORA DO EDIFÍCIO:
¢ Marx
compara a articulação das necessidades econômicas, políticas (e jurídicas) e ideológicas do homem à articulação que existe entre diversos andares de um edifício:
¢ 3
Andar: Formas de consciência social (ideologia)
¢ 2 Andar: formas políticas e jurídicas
¢ 1 Andar (alicerce): Estrutura econômica
¢ O
modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e espiritual.
¢ Segundo
essa interpretação de Marx - muitas vezes chamada de “economicista” por dar tamanha força às relações econômicas de produção – as formas políticas e ideológicas de convivência social são estabelecidas e se modificam de acordo com a manutenção ou mudanças das maneiras dos homens atenderem suas necessidades materiais.
¢ Ou
seja, se alguém como