Sociologia
Entre todas essas causas citadas acima, a mais importante é a má distribuição de renda que resulta na privação da educação e melhores condições de moradia. A violência se origina, na maior parte dos casos, a partir da falta de condições de uma vida digna que faz com que as pessoas percorram caminhos ilegais e criminosos.
Presente em nosso dia-a-dia, as pessoas passaram a aceitar que a violência é uma conduta normal. Se você for assaltado em uma rua deserta, considerada perigosa, às onze horas da noite, para muitas pessoas você será o culpado. Poderão afirmar, por exemplo, que você procurou isso, pois certamente sabe que ruas desertas em horários considerados não favoráveis à segurança são favoráveis para a ocorrência da violência.
A questão é que aí ocorre a banalização desse fato. Por que as pessoas aceitam a criminalidade e a violência? Por que a culpa de ser assaltada é da vítima que não procurou um caminho seguro? As pessoas aceitam que esse caminho não é seguro sendo que a criminalidade não deveria ser aceita em lugar nenhum, devemos procurar um meio de entender, questionar e mudar esse pensamento.
Existem autoridades que acreditam na solução da violência por meio de reforço policial, equipamentos de segurança e na invasão de regiões onde o tráfico se localiza, porém cada cidadão deve se auto-analisar e realizar um estudo sobre a “raiz” dos problemas, procurar entender o motivo pelo qual as pessoas recorrem à violência e a criminalidade, e quais os meios corretos de combatê-los.