Mapas atualizados
Os recursos minerais por sua extensão e, principalmente, devido aos inúmeros ambientes geológicos favoráveis à formação de depósitos minerais, o Brasil dispõe de um vasto potencial de ocorrência desses recursos, que podem ser classificados tecnicamente como minerais metálicos, não metálicos e energéticos do ponto de vista de sua presença, podemos também dividi-los em abundantes, como o ferro; suficientes, como o urânio; e insuficientes, como o cobre.
O ferro é o principal recurso mineral encontrado no Brasil. O minério de ferro é extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita. Com a sua área de ocorrência a principal e tradicional área produtora localiza-se no Estado de Minas Gerais, numa área chamada de "Quadrilátero Ferrífero", tendo como "vértices" as cidades de Belo Horizonte, Santa Bárbara, Mariana e Congonhas, cobrindo um território de mais de 7.000 km2. A produção do Quadrilátero abastece as usinas siderúrgicas nacionais e produz, em grande parte, para a exportação, através da Cia Vale do Rio Doce. O minério é escoado pela Estrada de Ferro Vitória-Minas até os terminais dos portos de Vitória e, principalmente, o de Tubarão, ambos no Espírito Santo.
Uma outra área produtora e com reservas superiores às de Minas Gerais, embora com minérios de qualidade inferior, é o Maciço de Urucum, no município de Corumbá - Mato Grosso do Sul. O minério dessa região é escoado pelo rio Paraguai, através do porto de Corumbá, e abastece os países do Mercosul. A mais importante jazida de minério de ferro de alto teor está localizada na Serra dos Carajás, a maior e mais variada província mineralógica brasileira. Situa-se próxima da cidade de Marabá e do rio Tocantins, no Estado do Pará. O minério é transportado pela Estrada de Ferro Carajás até o porto de Itaqui, no Maranhão, de onde é exportado. O Estado do Pará é o segundo produtor nacional.
O minério de ferro é o principal produto mineral exportado pelo Brasil, sendo este o 2º