Sociologia
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO – CELSP
Portaria 1.992 de 19/12/2006 publicada no D.O. U em 20/12/2006
Acadêmico: Hugo Nascimento
O surgimento da sociologia como ciência. Nele encontramos uma dupla revolução a revolução Francesa e industrial. Nesse período vamos encontrar várias transformações sociais, como o surgimento da classe trabalhadora com suas reivindicações de melhorar condições de trabalho as cidades industriais, o crescimento populacional. A sociedade surge no século XIX como a resposta intelectual para os problemas da sociedade apresentava.
Para os autores Hobbes e Locke, por exemplo, o indivíduo seria a célula fundamental da sociedade. O estado seria a entidade que emergiria desse acordo, com a tarefa de ganir a ordem social, a segurança do indivíduo e de sua propriedade. Em geral contudo, explicar esse indivíduo a parti de outro fenômenos sociais, inclusive a própria noção moderna do indivíduo, foi desde sempre uma ambição da sociedade.
A ciência sociológica no século XIX, pois é uma consequência dos fatos que se colocaram a parti do século XVIII, naquele período a relação entre o indivíduo e sociedade ainda estava sendo questionada e refletivas por vários filósofos.
A sociedade nos põe em contado com as estruturas que determinam nossa vida em sociedade, analisa e estuda os processos sociais- por exemplo, o desvio, o crime, os conflitos e os movimentos sociais que nascem da ordem estabelecidas socialmente-, bem como busca compreender as transformação que se agregam e a estrutura social.
Augusto Comte
Neste sentindo, percebemos que Comte objetivava analisar os problemas sociais com elementos das ciências físicas e naturais, sendo diante de uma concepção positiva de relação entre indivíduo e sociedade.
Aquesto significativa da época Comte diz a respeito de com a sociedade fazer manter-se coesa, unida, justamente quando ela se torna mais complexa. Segundo Turner (19990),