Sociologia
Introdução:
Para abordarmos o tema de Organização e Conflitos, primeiro é preciso entender o significado de cada uma das palavras.
Organização significa um grupo de indivíduos associados com um objetivo comum, por exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. Organizar compreende ainda atribuir responsabilidades às pessoas. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas.
Conflito significa percepções e interpretações divergentes das partes sobre um determinado assunto. É sempre visto como algo negativo, um rompimento, um fim. Pela nova ordem sistêmica, o conflito é um meio, uma oportunidade de reconstrução de realidades e motor gerador de energia. criativa.
Os conflitos existem desde o início da humanidade, o mesmo é fonte de idéias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo em algumas das vezes.
Quando positivo permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores, ou seja, em certos momentos e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário, caso não queira entrar num processo de estagnação. Assim os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações.
Organização Sindical:
É uma associação de pessoas físicas ou jurídicas que têm atividades econômicas ou profissionais, visando à defesa dos interesses coletivos e individuais de seus membros ou da categoria.
A associação representa as pessoas e o sindicato representa a categoria.
Sindicato é uma associação livre de empregados ou de empregadores ou de trabalhadores autônomos para defesa dos interesses profissionais respectivos.
É ainda um agrupamento estável de várias pessoas de uma profissão, que convencionam colocar, por meio de uma organização interna, suas atividades e parte de seus recursos em comum para assegurar a