sociologia
Bismarck Musse Mendes
PESQUISAR DADOS ESTATÍSTICOS DA VIOLÊNCIA URBANA
EM NOSA CIDADE
O numero trágico da criminalidade em Fortaleza revela uma “guerra” silenciosa fomentada pelo e, trafico de drogas. O ano de 2010, bateu todos os recordes da insegurança, o ano que passou terminou com a triste constatação de que 1.824 pessoas foram assassinadas somente na capital e sua região metropolitana .Um aumento da ordem de 29 por cento em relação a 2009.
O levantamento, exclusivo, foi feito pela Editoria de Policia do Diário do
Nordeste ao longo de 2010, a exemplo que ocorreu em 2008 e 2009.
Dos 1.824 assassinatos ocorridos na RMF ( Região Metropolitana de
Fortaleza ), 1.271 foram praticados na capital cearense. O restante aconteceu nas demais cidades que aconteceu nas demais cidades que compõem o cinturão metropolitano. Em fortaleza, o mapa mostra que bairros já conhecidos como os mais violentos da cidade continuam ocupando seus postos no ranking da criminalidade.
Somente no” território da paz”, que compreende os bairros do Bom Jardim,
Granja Portugal, Granja Lisboa, Siqueira e Canindezinho, e onde estão inseridos quase 50 pequenas comunidades e favelas, em 2010 foram registrados 178 homicídios, no Pirambu foram mortas 56 pessoas, ou atrass 46 no Vicente Pinzón, 21 na Praia do Futuro, 28 na Pajuçara e 33 no Jangurussu.
Depois da compra de luxuosas viaturas para a policia militar, da implantação do policiamento comunitário Ronda do Quarteirão, do inicio do processo de reinteriorização da policia civil, da implantação da pericia forense do estado do Ceará e da inauguração da divisão de homicídios e proteção à pessoa, o governador do estado do Cid Gomes terá que encontrar mecanismos mais eficazes para que a segurança pública saia do atual de insucesso, segundo a mesma Editoria de Policia.