Sociologia
Este trabalho tem a intenção de conhecer um pouco mais sobre Émile Durkheim e suas principais obras. Entre outros pensadores, a escolha de Durkheim para ser retratado neste trabalho, se deve ao fato de ser este um dos pais da sociologia moderna, e interessantemente expor fatos com base em explicações sociológicas. A sociologia não teria se fortalecido sem Durkheim e seus seguidores.
Sobre o pensador
Émile Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858 em Épinal. Órfão de pai desde muito cedo, pertencia a uma família judia que compreendia vários rabinos.
Estudou no colégio de Épinal e depois se prepara, em Paris, no liceu Louis-le-Grand, para o concurso de admissão à École Normale Supérieure.
Em 1879, começa a estudar nesta a qual se preparou, teve como professores Fustel de Coulanges (historiador francês) e de Boutroux (filósofo e historiador francês). Formado em filosofia, Durkheim é nomeado professor em Sens e em Saint-Quentin. Logo depois, em Paris e Alemanha, estuda Ciências Sociais.
Em 1887 é nomeado professor de pedagogia e de ciência social na Faculdade de Letras da Universidade de Bordeaux. Este era o primeiro curso de sociologia criado em uma universidade francesa.
Já em 1893, Durheim defende sua tese de doutoramento, De la Division du travail sociale, juntamente com La Contribution de Montesquieu à la constitution de la science sociale.
Foi nomeado suplente da cadeira de pedagogia da Sorbonne em 1902, e mais tarde titular da cadeira de pedagogia da Faculdade de Letras de Paris.
O pensador morreu em 15 de novembro de 1917 deixando grandes trabalhos que fortaleceram a sociologia.
Diversas foram as obras de Durkheim, mas seus três livros principais foram: De la Division du travail social (Da divisão do trabalho social)_1893, Le Suicide ( O Suicídio)_1897, e Les Formes élémentaires de la vie religieuse (As formas elementares da vida religiosa)_1912.
Da Divisão do Trabalho Social
De la Division du travail social (1893) trata