SOCIOLOGIA
Profissão: Pedreiro
Operário em definição
“O pedreiro é um dos operários mais antigos da história do mundo. A profissão surgiu quando o ser humano saiu das cavernas e passou a construir sua própria casa. Esse operário rudimentar evoluiu se especializou e se profissionalizou fazendo do uso de pedras e tijolos uma arte para construir as cidades” disse André Moura, deputado federal, sobre Projeto de Lei que dispõe sobre a regulamentação da profissão de pedreiro e cria o piso salarial nacional da categoria.
“Embora o pedreiro não ocupe, hoje, uma posição de destaque social, em virtude da sua pouca instrução, ganha em importância pela sua contribuição braçal na construção da sociedade” destacou o deputado.
Os pedreiros ainda sofrem com uma desigualdade social, como exemplo, um advogado é mais reconhecido e respeitado do que um pedreiro. Ambos são importantes, porém, hoje, vale mais um papel na mão do que o acesso prático. Justo seria se o pedreiro fosse mais bem representado, afinal o mais precário fica aos mesmos do que a alguém que está com lápis, borracha e um papel na mão desenhando a planta. Em 1961, o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira determinou que fosse erguido um monumento aos pedreiros, visto que foram eles que construíram a nova capital brasileira, em 41 meses.
O que diferencia um trabalho é o tipo das atividades realizadas. Não existe nenhum trabalho exclusivamente manual ou exclusivamente elaborado, mas sim, uma combinação entre as atividades manuais e elaboradas. Podemos dizer que a atividade de um cientista é predominantemente intelectual, mas também existem algumas atividades manuais em seu trabalho. Da mesma forma, no caso de operário de construção civil, o trabalho é predominantemente manual, porém existem certas atividades mais elaboradas que envolvem seu trabalho.
Atualmente, o pedreiro é vinculado ao Sindicato dos Operários da Mão-de-Obra da Construção Civil, cujo objetivo é melhorar as condições de