Sociologia
ALUNA: MADALENA LUIZ GUIMARÃES.
PROFESSOR: NEVILLE
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
RESUMO: ESPELHOS E MASCARAS
Anselm Strauss um dos cientistas que conseguiu estabelecer conexões relevantes entre a problemática individual e os processos sociais. Ele faz parte da Escola de Chicago que desde os seus inícios caracterizou-se por grande amplitude de interesses e capacidades de juntar orientações diversificadas. Antes de 1929, havia uma separação institucional entre sociólogos e antropólogos. Georg Simmel foi o autor europeu mais relevante para a discussão que ali se desenvolveu sobre a problemática urbana e como pioneira das linhas integracionistas de investigação. Identidade é tão arquivo quanto o é senso que toda pessoa tem de sua própria identidade pessoal, é o estudo da interação face a face. Temos que entender a interação para melhor estudar a motivação na situação da ação. Sendo que na interação os agentes levam em conta a probabilidade dos quais a identidade só é possível para definir a situação.
Tudo isso só pode acontecer se concebermos que os humanos moldam seu mundo até certo ponto ao enfrentar situações de coerções estruturais, nota se a inevitável ação recíproca entre “ mudança e continuidade.
O curso da ação depende da interpretação do self do outro, o self é a interpretação do seu próprio eu, quando ele não consegue se definir do outro ai tem um problema de definição.
Na interação as pessoas dão respostas a se mesmas e aos outro, é representados por grupos de algumas posições sociais. A interação é produzida pelos status.
Motivação é o ato de identificar os objetos, quer físico ou humano, permite a uma pessoa organizada sua ação com relação ao objeto.