Sociologia
CULTURA, SOCIEDADE E IDEOLOGIA.
PARTE A
1. O que é sociologia?
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Estuda também os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
2. Como surgiu a Sociologia?
A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa, iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações. Contra a revolução, pensadores tentam reorganizar a sociedade, estabelecendo ordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais. Era o positivismo surgindo e, com ele, a instituição da ciência da sociedade. Tal movimento revalorizou certas instituições que a revolução francesa tentou destruir e criou uma "física social", criada por Comte, "pai da sociologia". Foi dentro desse contexto que surgiu a sociologia, ciência que, mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade moderna colocando como "objeto de estudo" a própria sociedade.
3. Qual a importância de Augusto Conte para a Sociologia?
Augusto Comte é o pai do "positivismo", corrente filosófica que modificou os dogmas da ciência moderna. Comte buscava uma ciência pura, onde o rigor metodológico não poderia ser esquecido em nenhum passo rumo ao conhecimento. Assim, o pesquisador deveria se afastar do seu objeto de pesquisa, devendo neutralizar seus preconceitos, valores, opiniões, etc., tudo em prol da ciência e da vontade de atingir verdades puras. Para Comte, a Sociologia era a ciência mais importante e complexa. Sua contribuição