sociologia
Capítulo – I: Fundamentacao teorica
1. Conceitos
Crescimento: é a acção e o efeito de crescer. Este verbo, por sua vez, faz referência a tomar aumento natural, a produzir aumento por acrescentar uma nova matéria ou a adquirir aumento de forma simbólica.
População: Conjunto de seres humanos que possuem uma característica particular.
Crescimento Populacional: É a mudança positiva do número de indivíduos de uma população.
Demografia: é área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana.
Influencia: É a acção ou efeito de influi. Capacidade de ocasionar um resultado sobre algo ou alguém.
Urbanização: É um processo de agrupamento das características urbanas de uma localidade ou região, para características urbanas.
CAPITULO II- CRESCIMENTO POPULACIONAL OU DEMOGRAFICO
Em razão do constante aumento populacional ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1960, intensificando-se nas últimas décadas, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira atingiu a marca de 190.755.799 habitantes.
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo; caso contrário, o crescimento é negativo; e quando as duas taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo.
No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. Nesse período, a população