Sociologia
ANTIGUIDADE
➢ Os povos antigos interessavam-se pelo mundo em que viviam e buscavam explicações através do sobrenatural, misticismo, deuses.
➢ Os gregos foram os precursores da elaboração de uma forma de pensar à qual se chamou ciência. Estavam menos preocupados com a religião e a vida após a morte. Ruptura profunda com o mundo mítico Criaram as Disciplinas: Biologia, Matemática, Geometria Saber como um fim em si mesmo Surgia uma nova maneira de pensar o "por quê" e o "para quê" das coisas, desligada da religião Salto do conhecimento humano RAZÃO
IDADE MÉDIA
➢ Período de grande poder da Igreja Católica utiliza a FÉ como instrumento de manipulação e controle da sociedade. A sociedade passou a ser condicionada pela FÉ e não mais pela RAZÃO Somente nos mosteiros se tinha acesso ao conhecimento.
IDADE MODERNA
➢ Grandes navegações - comércio entre os povos - esfacelamento do regime feudal - ascensão da burguesia Criação dos Estados Nacionais Perca do poder da Igreja Católica com o surgimento das Igrejas Protestantes Marca uma nova postura do homem ocidental diante da natureza e do conhecimento Humanismo - Racionalismo - Individualismo
PRINCÍPIOS RENASCENTISTAS
RENASCIMENTO - movimento filosófico e artístico de ruptura entre o mundo medieval (sociedade agrária, estamental, teocrática) e o mundo moderno (urbano, burguês, comercial).
➢ No seio desse movimento de idéias (séc. XIX) surgiu uma ciência nova SOCIOLOGIA ciência da Sociedade.
➢ Preocupação do homem com o seu mundo e sua vida