sociologia
Leticia Stefane Pertile Professora: Gissele Tonin
Instituto Estadual Cardeal Arcoverde ( IECA)
Curso : Sociologia 3° trimestre
14/11/2014
Resumo: A participação politica o papel dos partidos políticos em ambientes democráticos modernos, demostram um importante papel na democracia e nos direitos humanos, políticos, civis e sociais. As manifestações são uma forma da população expressa suas vontades suas insatisfações em relação ao governo.
Palavras chave: partidos políticos – democracia – direito político – vontade popular.
1. INTRODUÇÃO:
Neste trabalho irei falar sobre as manifestações populares que marcaram um período do Brasil e os direitos conquistados através da democracia.
Nestes tempos de globalização, a participação política tem sido um assunto bastante explorado na sociedade brasileira, tendo em vista que os indivíduos enfrentam provocações que os desnorteiam, tornando-os cada vez mais insatisfeitos, especialmente no que diz respeito à política.
A participação política possui uma grande variedade de atividades, como votar, se candidatar a algum cargo eletivo, apoiar um candidato ou agremiação política, contribuir financeiramente para um partido político etc.
A liberdade, o respeito dos direitos humanos e o princípio da organização de eleições honestas e periódicas são valores que constituem elementos essenciais da democracia.
2. CONSTITUIÇAO BRASILEIRA
2.1 -Definição Constituição é o processo pelo qual se constitui ou se forma alguma coisa. É o ato de constituir, de compor ou de estabelecer.
2.2 -Constituição brasileira (breve histórico)
A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988, durante o governo do presidente José Sarney. É a sétima constituição do país, desde sua independência. Foi elaborada pela Assembleia Nacional Constituinte, eleita em 15 de novembro de 1986, composta por deputados e senadores, eleitos