sociologia
A família, em geral, em geral é considerada o fundamento universal das sociedades, por se encontrar em todos os agrupamentos humanos, embora variem as estruturas e o funcionamento.
Etmologicamente o termo "família" é derivado do latim "famulus" que significa escravo doméstico, este termo foi criado na Roma antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e tambem a escravidão legalizada.
Ao falar de família encontraremos várias definições de familia, assím como vários teóricos deram as suas perspectivas, assím como Murdock definiu família como um grupo social caracterizado pela residência comum, com cooperação econômica e reprodução. Beals e Hoijer definiram família como um grupo social cujos membros estão unidos por laços de parentesco, ou ainda um grupo de parentes afins e seus descendentes que vivem juntos.
Quando falamos de família referimo-nos a conjunto de pessoas que estão ligadas por um laço de parentesco, resultantes de casamento ou consanguinidade. Relações de parentesco resulltantes entre os indivíduos estabelecida pela consanguinidade (mães,pais,filhos, avós,etc), pela aliança (casamento) e, nalguns casos pela adopção. Estas relações estabelecem o nosso universo de parentes.
A perspectiva funcionalista vê a sociedade como um organismo humano em que todas as partes contribuem para o funcionamento e desenvolvimento da mesma ja que cada umas das partes que constituem a sociedade desempenham uma funções espécificas. Segundo esta perspectiva ou teoria a família desempenha funções importantes que contribuem para reprodução da ordem social ja que a família é a primeira instituição, sendo nela onde aprendemos as normas e valores básicos através do processo de socialização.
Segundo o sociólgo funcionalista Talcott Parsons as duas grandes função da família são: socialização primária e estabilização da personalidade.
A socialização primária é o processo através do qual as crianças