sociologia
Todo movimento social tem de ter seus três elementos definidores principais. Três elementos que nos permitem afirmar que um conjunto de indivíduos seja um movimento social e não simplesmente uma aglomeração de pessoas. Os elementos definidores são:
• Identidade: Quem somos? O que queremos? O que nós defendemos? Qual é a nossa luta? O movimento social precisa se identificar e ‘levantar’ um bandeira que representa esses seus valores e ideais.
• Oposição: Se levanta contra algo que não considera correto dentro da sociedade.
• Totalidade: ‘A minha luta é benéfica à toda a sociedade, não apenas aos participantes do movimento’.
Ex: MST (movimento dos trabalhadores rurais sem-terra):
Identidade: Busca pela divisão igualitária de terras e a ocupação de latifúndios não-produtivos.
Oposição: Se opõe à manutenção de latifúndios não-produtivos
Totalidade: Prega que toda a sociedade ganharia com a ocupação de latifúndios não-produtivos por integrantes do MST, já que os mesmos passariam a produzir alimentos para utilização pela sociedade.
Podem-se dividir os movimentos sociais em três tipos de acordo com seus objetivos, não importando os meios pelos quais os adeptos utilizam para fazer as reivindicações: controlado pelos trabalhadores; o Movimento dos Malês: buscavam a formação de uma república islâmica negra no Brasil; e Canudos que foi um movimento social messiânico visando a formação de uma nova estrutura social questionando os ideais republicanos.
• Conservadores: lutam de maneira organizada para manter a sociedade como está ou ainda desejam que ela volte a ser de alguma maneira que consideraram ter sido melhor no passado. Como exemplo podem-se citar os movimentos contra aborto e casamento homo afetivo, são contrários à essas transformações legislativas. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade (1964): foi uma série de movimentos ocorridos em março de 64 em resposta à considerada “ameaça comunista” do comício do