sociologia
Um total de 2.577.662 de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014 já foi alocado a torcedores em todos os canais e fases de venda (incluindo o programa de hospitalidade e outros grupos constituintes). O segundo período da segunda fase de venda se encerrou com um total de 301.929 ingressos vendidos dos cerca de 345 mil originalmente disponíveis, os quais foram destinados principalmente aos residentes no Brasil, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Colômbia.
Contando todas as fases de venda ao público em geral, 1.591.435 ingressos foram reservados aos torcedores: 65% a brasileiros e 35% a estrangeiros.
261.988 ingressos foram vendidos com desconto em todas as categorias (Bolsa Família, idosos e estudantes). Torcedores que têm direito a pagar meia entrada devem apresentar a documentação necessária no Centro de Distribuição a fim de obterem os ingressos. No caso dos estudantes, essa prova é a carteira nacional de estudante; para beneficiários do Bolsa Família, é o cartão de identificação do programa; idosos devem levar qualquer documento que contenha número do RG e/ou CPF. Torcedores com necessidades especiais devem levar um atestado médico que inclua o CRM do médico e um código CID, um cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, um "Passe Livre" ou outro cartão municipal de transporte para pessoas com deficiência, ou carta de aposentadoria por invalidez do Ministério da Previdência Social. Todos os compradores devem levar a sua confirmação de compra de ingressos e a identidade ou passaporte utilizado para a realização da compra.
"O interesse pela Copa do Mundo da FIFA 2014 é incrível", analisa Thierry Weil, diretor de marketing da FIFA e responsável por ingressos. "As seleções terão uma base forte de torcedores no Brasil, já que muitos estão vindo de todas as partes do mundo para o torneio, que certamente será histórico. Quem quiser fazer parte deste evento talvez ainda possa comprar