Sociologia
Muitos desses autores cientistas usam o termo “democracia” para caracterizar um governo que atua em favor do povo (direto ou representativo), enquanto que “Republica”, seria o sistema político onde o chefe de estado é eleito por um determinado período de tempo.
O Direito tem recebeu atenção especial da sociologia desde a sua formação enquanto campo científico autônomo. Èmile Durkheim, investigou o Direito nas sociedades, pois acreditava que fosse a tradução institucional das formas de “solidariedade social”. Max Weber, por sua vez, destacava o papel-chave do Direito na moderna economia capitalista. Já Karl Marx, denunciava a função ideológica e instrumental do Direito na conservação da dominação de classe das sociedades burguesas. Talvez a exceção tenha sido mesmo Weber, que, de fato, chegou a ensaiar a definição de um campo específico de estudos em Sociologia do Direito. Porém, somente recentemente, observou-se o desenvolvimento efetivo de uma Sociologia do Direito.
Concretizando o conceito de Estado democrático como noção de governo do povo que exige para a sua eficiência no contexto atual a fixação de princípios ou direitos questão implícitos na própria natureza deste sistema político, que