Sociologia
2. É o surgimento de novos conceitos e assim, mudando a vida de trabalho na sociedade e na vida de cada individuo.
3. É que através de trabalho que o cria habilidades para conhecer as forças da natureza confrontando as diferenças culturais e disciplinais. De forma geral, a cultura ocidental considera o ato de trabalhar como um dever e/ou obrigação perante Deus ou a humanidade, ou como um processo de dominação (no sentido de oposição) de homens e mulheres sobre a natureza.
4. A concepção positiva é o trabalho na terra. E a concepção negativa é que o trabalho nunca foi uma ascensão social, onde na sociedade era uma vontade divina.
5. A glorificação do trabalho é fundamentada na crença de que a produção em massa implica avanço qualitativo para a sociedade, levou ao surgimento da concepção de trabalho denominada marxista, que atribui elevada centralidade ao trabalho na vida das pessoas, enquanto representativo da própria expressividade e autoconstrução do ser humano.
6. Mais-valia é uma expressão do âmbito da economia, criada por Karl Marx que significa parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão. Também pode ser classificada como o excesso de receita em relação as despesas.
8. A função facilitadora impõe que o individuo seja menos tutelado durante um processo, necessitando assim acompanhar os eventos e conhecer os padrões de qualidade para agir com autonomia, assim garantindo os resultados.
9. O ócio criativo significa um exercício de lazer e estudo, por meio do qual o homem se desenvolve em todas as suas dimensões. O que autor afirma é que deve haver uma fusão entre produção e prazer.
10. É a gestão do inconsciente. É um modo de reproduzir a ideologia no sentido de produzir conhecimentos que justifiquem a ordem existente, ou então de fonte de conhecimento que