Sociologia
R: De acordo com Karl Marx, no capitalismo a classe dominante é a burguesia, pois e a classe que de certa forma proporciona trabalho e comanda como serão o futuro das indústrias que fazem o desenvolvimento. E outra classe, aquela que vende sua força de trabalho e recebe apenas parte do valor que produz, sendo assim o proletariado, as duas principais classes sociais. 2 - De acordo com Émile Durkheim o que são os Fatos Sociais e quais as características que os definem? Explique e exemplifique.
R: Segundo Émile Durkheim os Fatos Sociais são objetos de estudo da sociologia, no qual e entendido como todas as maneiras de agir, pensar e sentir, sendo:
Anteriores ao indivíduo (já existiam antes do individuo nascer)
Exteriores ao indivíduo (não dependem da vontade do indivíduo, mas mesmo assim tem conhecimento).
São passíveis de exercer coerção (direta leis, indireta)
Devem apresentar um caráter de generalidade, havendo uma predominância significativa na sociedade.
3 - Qual a grande diferença entre as concepções de progresso de Karl Marx e Émile Durkheim? Explique.
R: A grande e principal diferença, é que Marx olhava a sociedade dividida em classes antagônicas em seus interesses, como exemplo, os donos de indústrias exploram os trabalhadores para obter lucro, pois se os trabalhadores tivessem condições diferenciadas das praticadas, os donos não teriam certo lucro, sendo assim, para um ganhar o outro deve perder. Já Durkheim era herdeiro de um pensamento positivista, olhava toda essa situação de Industrias explorando funcionários como necessária para manter a ordem e desenvolvimento do país, sempre alguém seria o menos beneficiado. Sendo desta maneira, Marx e Durkheim pensavam diferente a respeito do progresso sendo um a favor de toda situação e outro contra. 4 - De acordo com Weber