Destilação Simples
Efetuar uma separação da mistura Álcool – Água através da destilação simples, para determinar as densidades e composições das frações obtidas (inicial, destilado e resíduo) e construir as curvas características da destilação.
Introdução
A destilação simples consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera.
O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. O ponto de ebulição das misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus constituintes.
O aumento de calor de um líquido em ebulição não produzirá elevação do seu ponto de ebulição, pois o calor absorvido é todo consumido em formas de bolhas de vapor, o que resulta num aumento da velocidade da destilação. A destilação simples tem aplicação para separar um líquido de impurezas não voláteis (em solução no líquido) de um solvente usado numa extração, ou excepcionalmente, para separar líquidos de ponto de ebulição afastados.
Foi medida a temperatura e a densidade da mistura álcool-água e adicionada 120 ml dessa mistura ao balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo. A manta Elétrica é ligada e assim, a mistura é aquecida até que o líquido comece a evaporar. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro.
O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador (Trocador de Calor), formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa a água fria corrente. O líquido passa pelo condensador e chega até a proveta, formando a primeira gota.
Após a primeira gota de destilado é iniciada a marcação do tempo e medida a temperatura, fazendo isso a cada 5 ml até completar 60 ml de