sociologia
1- Fatores Socioculturais: A ascensão da burguesia, a formação do Estado Nacional, a descoberta do Novo Mundo, a revolução comercial, a reforma protestante culminando com a Revolução Industrial.
2- Fatores Intelectuais: O aparecimento de obras e autores que questionavam a ordem social e política estabelecida e elaboram UTOPIAS que eram construções mentais (literárias) de uma sociedade ideal (A Cidade do Sol de Tomaso Campanella, Utopia de Thomas Morus, Nova Atlantis de Francis Bacon). Além disso ocorre a afirmação do humanismo que defendia o retorno dos estudos greco-romanos e o retorna da exaltação do homem. Por fim, o uso da razão para a tentativa de descobrir e explicar os fenômenos do mundo.
3- O Sistema de Ciências: A evolução das ciências está ligada diretamente a necessidade de compreender e controlar a natureza. As crises sociais que se aprofundaram e tiveram impactos decisivos nos séculos XVIII e XIX apontaram para possiblidade (necessidade) de se utilizar a ciência e seus métodos (ciências naturais) para a compreensão e controle dos fenômenos sociais.
AS IDEIAS BÁSICAS DO POSITIVISMO.
1- A sociedade e regulada por leis semelhantes a da natureza, isto é leis invariáveis e independentes da vontade humana.
2- Os métodos para se conhecer a sociedade são os mesmo utilizados para a compreensão da natureza.
3- Parte do princípio que as ciências sociais são objetivas, livres de juízo de valor e neutras.