sociologia
Então para ele a vida que as pessoas levam, as coisas que tem, os seus pensamentos e modo de agir tem a ver com as condições matérias e financeiras.
A sociologia marxista ela gira em torno de dois conceitos o da infraestrutura e superestrutura: Onde a infraestrutura que é composta pelos meios de produção (mão de obra) e a superestrutura, a formação de ideias e conceitos. Segundo a sociologia marxista a infraestrutura é a base para a superestrutura, ou seja, a maneira de como uma sociedade é organizada, se ela ira influenciar em alguma ideologia da sociedade.
No artigo 1 temos um noticiário de como o Brasil é o quarto pais de mais desigualdade de renda no mundo. Ou seja essa desigualdade quer dizer que o trabalhador produz muito mais pelo que ganha e o lucro vai para o patrão (aquele que detém os meios de produção). Exemplo: Ana trabalha 8h por dia, mas em 2h ela já produz aquilo que o salário dela paga o resto das 6h ela só vai produzir para o Antônio que o dono dos meios de produção.
No artigo 2 temos o assunto sobre o Enem, que no Rio Grande do Sul o índice de reprovação é alto. Neste caso a explicação já é diferente, o problema está na superestrutura que não estabelece uma ideologia uma resolução para a infraestrutura produzir e resolver o porquê disto estar acontecendo no Rio Grande do Sul.