Sociologia
• As teorias sociológicas clássicas sobre o estado
Marx, durkheim e weber, os três clássicos da sociologia, tiveram cada um a seu modo, uma vida politica intensa e fizeram reflexão importante sobre o estado e a democracia de seu tempo. Vamos ver o que pensavam sobre esses temas. Karl marx. Tendo escrito sobras questões que envolvem o estado num período em que o capitalismo ainda estava em formação, Marx não formulou uma teoria especifica sobre o estado e o poder. Estado e burguesia Cada etapa da evolução percorrida pela burguesia foi acompanhada de um progresso político correspondente. O executivo no estado moderno não e senão um comitê para gerir os negócios de toda a classe burguesa.
Emile Durkheim. Ao analisar a questão da política e do estado, durkheim teve como referencia fundamental a sociedade francesa de seu tempo. Para durkheim, na relação entre o estado e os indivíduos, é importante saber como os governantes se comunicam com os cidadãos, para que estes acompanhem as ações do governo.•. Quando se refere aos sistemas eleitorais, durkheim critica os aspectos numéricos do que se entende por democracia. Os deputados eleitos, ou seja, os vencedores das eleições somaram 4592000 de votos e os que não venceram tiveram 5930000 de votos, numero superior ao dos vencedores.
• Estado e interesses coletivos Como é necessário haver uma palavra para designar o grupo especial de funcionários encarregados de representar essa autoridade, conviremos em reservar para esse uso a palavra estada. É um grupo de funcionários seu gene ris, no seio do qual se elaboram representações e volições que envolvem a coletividade, em borá não seja obra da coletividade. Se Durkheim tinha com foco a sociedade francesa, Werner manifestava uma preocupação especifica com a estrutura ame, mas levava em conta também o sistema político dos estados unidos e da Inglaterra, ao analisar o